terça-feira, 2 de junho de 2020

BRUNELLO DI MONTALCINO 2015 - SAFRA EXCEPCIONAL

Parece que os Deuses da enologia mais uma vez sorriram para o icônico vinho italiano Brunello di Montacino.
Entre os os vinhos mais conceituados do mundo o Brunello é aquele que mais demora para ser disponibilizado para comercialização (5 anos a partir da vindima, e 6 anos se for Reserva) e isso gera enormes expectativas seja nos produtores que nos fieis consumadores deste néctar de Baco, quando deve-se apresentar ao público uma nova safra. A investida mediática dos produtores começa desde a época da colheita com informações sobre a qualidade das uvas colhidas e a avaliação por parte do Consorcio de Tutela do Brunello que provisiona a safra em base as análises dos vinhos em afinamento...a máquina do marketing do Brunello entra em cena com toda a sua força.
Quanto a nova safra apresentada de Brunello (2015) podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que trata-se de uma safra realmente excepcional: aromas marcantes e excelente harmonia são as palavras chaves para esta safra. Todo ano o que determina a maior ou menor qualidade das safras em Montalcino são as condições climáticas e para esclarecer melhor este ponto em relação à 2015, foram entrevistados alguns produtores de Brunello:
LIVIO SASSETTI/PERTIMALI: Lorenzo Sassetti evidencia que 2015 foi uma estação com um crescente de condições favoráveis. Volumes de chuvas regulares com temperaturas amenas em Julho e Agosto. "Tivemos uma verão relativamente seco mas sem temperaturas exageradamente altas, com suficiente água para as plantas, permitindo uma vindima ótima";
COL D'ORCIA: Francesco Marone Cinzano fala que "O clima do mês de Setembro foi temperado, com boas excursões térmicas entre dias e noites permitindo uma vindima balanceada das uvas"
SIRO PACENTI: Giancarlo Pacenti diz "um verão quente......porém sem estresse para as plantas graças a boas reservas de água presente no solo"
IL POGGIONE: Alessandro Bindocci disse: " Começamos a vindima do Sangiovese para o nosso Brunello em 17 de Setembro. As uvas colhidas demonstraram, imediatamente, uma complexidade aromática muito intensa e uma elegância tânica e de acidez fora do comum. Estes primeiras impressões nos indicaram que a safra era, com certeza, uma das melhores" acrescentando ainda "....para 2015 a chave para fazer um grande vinho  será manter o foco na fruta e na acidez. Sempre afirmamos que a acidez é a espinha dorsal do vinho, especialmente para o Brunello, e do modo especial para safras excepcionais como esta, que devem se manter por muitos anos. Nós somos sortudos que, graças ao nossos vinhedos localizados em áreas mais elevadas, conseguimos alcançar um grau maior de frescor das uvas, independente das condições climáticas. Além do mais, graças a utilização exclusiva de "botti grandi" (barris grandes) a fruta sobressai sobre os taninos da madeira".
Então...está esperando o que para adquirir uma garrafa de Brunello do Montalcino 2015? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário