quarta-feira, 27 de maio de 2020

TOSCANA - PRODUÇÃO DE VINHOS 2019

Como não poderia deixar de ser vamos hoje analisar os dados recém publicados pelo ISTAT (Instituto de Estatística italiano) sobre a produção de vinhos da Toscana, uma das regiões mais icônicas da Itália, da última safra (2019).


A tabela acima nos mostra os principais dados relativos a última safra na Toscana: a produção total de vinhos foi de 2,63 milhões de hl. alinhada seja com a média histórica (+1%) que com o resultado do ano anterior (+1%).
Analisando mais pontualmente a tabela podemos ressaltar que, enquanto os vinhos tintos representam o 87% da produção total da Toscana (porcentagem mais alta de toda a Itália em fato de representatividade de vinhos tintos) e aumentaram 1% em comparação ao 2018 e 3% sobre a média histórica dos últimos 10 anos, os brancos ficaram , em volume, abaixo da média histórica de 10%.
Quanto as denominações, apesar dos Docs terem registrado uma flexão de 3% em comparação ao ano anterior, ainda representam o 63% de toda a produção da região, atestando que os vinhos da Toscana são altamente qualitativos e estão alinhados à média histórica; já os Igts tiveram um sensível aumento (+11%) em comparação à 2018, puxados pelo aumento principalmente dos tintos Igt (+15%) com um volume total de 552 mil hl. Os vinhos de mesa também aumentam em volume, seja em comparação ao ano anterior que na média histórica (+20%)

Para finalizar até em função da análise da tabela acima fica fácil afirmar que a Toscana é uma região com alta vocação a produção de vinhos de grande qualidade (Doc=63%), principalmente tintos (87% do total dos quais 57% Doc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário