quarta-feira, 20 de maio de 2020

CONSUMO DE VINHOS TOTAIS E PER CAPITA 2019

A OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) acabou de publicar os dados relativos ao consumo mundial de vinhos do ano de 2019, conforme tabela abaixo:


Analisando os resultados acumulados é evidente que o consumo de vinho no mundo está praticamente parado: excluindo uma breve parêntesis em 2017 o volume total não superou os 244 milhões de hectolitros desde 2012. De modo geral o aumento dos consumos de alguns países ricos e culturalmente propensos ao consumo do vinho foi neutralizado pela diminuição de outros países onde, talvez, o consumo era demasiadamente alto ou que não conseguem manter um nível de crescimento constante (China).
Dos primeiros 10 países listados os únicos que registraram uma expansão significativa foram os EUA e Alemanha com +2% a mais que em 2018 (1,6 milhões de hectolitros para os EUA e 0,4 milhões para a Alemanha); já Itália, Espanha, Russia e Argentina registraram pequenos aumentos no consumo (todos abaixo de 1%), enquanto China, Inglaterra, França e Argentina amargaram diminuições, com a China liderando com - 3,2%.
O principal mercado consumidor mundial é os EUA, com um volume anual em 2019 de 33 milhões de hectolitros, com aumentos constantes nos últimos 10 anos: +2% sobre 2018 e +10 sobre a média histórica. Além do mais, considerando a população dos EUA (331 milhões) se evidencia que o consumo per capita é somente de 10 l./ano,  com um potencial muito grande de aumento no futuro.
Por outro lado na China as coisas não parecem tão interessantes: o vinho é consumido por uma pequena fatia da população, tanto que o consumo per capita é somente de 1,2 l./ano (quanto o meu consumo de 4 dias). Tirando o período 2015-2017 quando tivemos 3 anos de aumento contante e de record de consumo, a China nos últimos dois anos perdeu 1,5 milhões de l. Apesar disso aparece na quinta posição mundial.
Analisando o bloco Franca, Itália, Alemanha, Inglaterra e Espanha (segundo, terceiro, quarta, sexto e sétimo lugar) vemos que estes países, juntos, somam 93,6 milhões de hectolitros e cujos consumos aumentaram no último ano. Este bloco é ainda mais interessante pela potencialidade que exprimem pois  o consumo per capita deste bloco é de aproximadamente 10 l./ano (estes cinco países juntos tem 224 milhões de abitantes, aproximadamente a mesma população dos EUA).
Para melhor compreender os números acima abaixo segua a tabela do consumo per capita recém publicada pela OIV:


Nenhum comentário:

Postar um comentário