quinta-feira, 4 de junho de 2020

ENOCHATOS E SUAS FRASES FAMOSAS

No mundo dos apreciadores de vinhos as vezes nos deparamos com várias definições para identificar as pessoas que estão envolvidas come este fantástico universo.
Temos os enófilos, traduzindo literalmente, os amigos do vinho, para definir as pessoas que gostam do vinho como apreciadores e se dedicam ao aprofundamento dos conceitos do mundo do vinho sem obrigatoriamente ter feito algum curso. 
Temos os enólogos, traduzindo literalmente, os estudiosos do vinho, ou seja as pessoas que depois de estudos aprofundados (na Europa são estudos universitários) se especializam nos processos relacionados a produção e conservação do vinho.
Temos ainda os sommeliers, que hoje em dia indicam as pessoas que nos restaurantes são responsáveis pela administração e serviço das bebidas alcoólicas (neste caso não podemos traduzir literalmente pois a palavra original em francês era utilizada para indicar as pessoas que conduziam os animais de carga).
Além destas temos uma palavra para indicar uma figura icônica também, que são aquelas que apesar de saber pouco ou nada de vinho, SE ACHAM.....estes são os enochatos e viraram tão "importantes" no universo do vinho que a prestigiosa revista "Wine Folly" coletou nos últimos meses as "melhores" respostas ou afirmações feitas pelos enochatos do mundo inteiro e compartilhadas pelos leitores da revista.
Compartilho com vocês algumas das melhores "pérolas" para rir juntos e quem não acha que vinho também é sinônimo de boas risadas......agora com certeza mudará de ideia:
  • "Eu sinto o aroma e agito a água da minha taça entre a degustação de um vinho e outro";
  • "É fácil perceber o aroma do 2% de Petit Verdot presente neste blend"!!!;
  • "Eu não bebo vinho algum que tenha rolha de rosca";
  • Durante uma visita a uma cantina, na área de produção, uma pessoa se queixou que o chão estava molhado;
  • Uma pessoa, depois de ter oxigenado e feito a análise olfativa de um fantástico Brunello di Montalcino 1999, tragou de uma só vez a taça inteira;
  • "Eu vi um sommelier cheirar uma tampa de rosca";
  • Uma pessoa que se dizia profundo conhecedor do Amarone por ter visitado um produtor e ter alugado por duas semanas uma casa na área de produção disse que todas as 7 garrafas que el tinha comprado de um produtor muito famoso estavam estragadas;
  • Durante uma degustação de vinhos franceses um casal se esforçava tanto de pronunciar as palavras em francês que até depois, durante a degustação de outros vinhos, mantiveram o acento francês para falar;
  • Alguém me disse que aquela safra foi caracterizada por fortes ventos pois percebeu o aroma de poeira dos bagos da uva durante a degustação!!!
  • O cheiro do socavo ajuda a limpar o nariz para uma degustação !!!!!
  • Alguém me perguntou se estava servindo um Cabernet e eu respondi que sim, um Cabernet Sauvignon. esta pessoa me respondeu "Não, eu só quero um Cabernet". Aí eu perguntei: "quer então um Cabernet Franc?". Esta pessoa me olhou como se fosse um idiota e me disse: "Cabernet: existe uma baita diferença entre Cabernet Sauvignon e cabernet sem Sauvignon e com certeza você não sabe qual é" !!!!
  • Um amigo do meu marido bebe somente Pinot Noir e não suporta Grenache. Última vez que fomos comer juntos ele pediu um Chateauneuf du Pape

Nenhum comentário:

Postar um comentário