quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

MALBEC - curiosidades e características principais

Antes de mais nada o nome do vinho vem da uva utilizada para a sua produção, ou seja Malbec, já o nome da uva tem a sua origem no nome de um viticultor húngaro chamado Malbek.
Apesar da uva ser originária da França, na região de Cahors, esta cepa atualmente é presente em diferentes regiões do mundo como Chile, Austrália e Nova Zelândia mas é na Argentina que esta uva encontrou o ambiente mais favorável, graças a condições climáticas ideais, especialmente na região perto da cidade de Mendoza, para produção de vinhos de excelente qualidade. Hoje o Malbec argentino é reconhecidamente um dos vinhos de maior qualidade no mundo e a uva virou simbolo emblemático dos nossos vizinhos.
Mas quais são as principais características deste vinho?
COR: este vinho possui cor em tom vermelho purpura bem intensa, também conhecida como rubi violácea, característica dos vinhos tintos clássicos. Trata-se de um vinho robusto, bem concentrado, puxando um pouco mais para o roxo que para o vermelho.
AROMA: o Malbec possui um aroma que lembra frutas de coloração forte como cerejas maduras, ameixas e morangos. Em geral podemos afirmar que o Malbec tem aroma de frutas vermelhas porém de casca mais escuras, como as ameixas. Além disso são presentes aromas floreais de violeta e baunilha, especialmente quado o vinho é afinado em barriques, tornado-o ainda mais agradável.
SABOR: prolongado e suavemente adocicado proporcionado pelas intensidades das frutas maduras. Deste jeito não podemos considerar o Malbec um vinho fresco, apesar te ter sabor suave. Por ter uma acidez equilibrada e taninos redondos este vinho tem um paladar longo e aveludado, com textura agradável, sem ser demasiadamente adstringente.
Por se tratar de um vinho aromático, de bom corpo e espessura, com taninos marcantes mas equilibrados, o Malbec é um vinho ideal para ser tomado em dias mais frios, durante o inverno ou outono, especialmente acompanhando carnes, com cogumelos ou molhos de cogumelos ou com pratos e/ou molhos que contenham nozes.
Agora é só aproveitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário