quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PRIMITIVO OU ZINFANDEL?

Esta postagem foi inspirada pela pergunta formulada pela Cassia Vieira no meu Grupo de whatsapp VinhosItalianos. No específico ela me perguntava se podia falar um pouco da diferença entre Primitivo e Zinfadel.
Efetivamente não posso falar das diferenças porque, apesar de todas as confusões que foram levantadas sobre as origens destas duas castas nos anos passados e que originaram confusão em muitos consumidores sobre a "paternidade", PRIMITIVO E ZINFANDEL SÃO A MESMA COISA. Tentarei explicar melhor este conceito e toda a confusão que orbita entorno desta questão.
1) DADOS CIENTÍFICOS
A descoberta que finalmente esclareceu toda a confusão data de meado de 2001 graças a Dra. Carole Meredith da Universidade da California, Davis, que em colaboração com os colegas croatas Dr. Edi Maletic e Dr. Ivan Pejic da Universidade de Zagreb. Eles através de estudos genéticos conseguiram confirmar que a casta tinta da Croácia Crlenjak Kasteljanski, também conhecida como Tribidrag é idêntica a Zinfandel. Então quem é o pai entre Primitivo e Zinfandel? É uma uva europeia de origem da Croácia.
2) DADOS HISTÓRICOS
A uva croata Crlenjak Kasteljanski chega na Itália, mas exatamente na região da Puglia através do Mar Mediterrâneo já no séc. XIII e la é batizada com o nome de Primitivo (do latim Primativum) pois tinha como característica o amadurecimento adiantado em comparação as outras castas tintas. De fato esta uva amadurece mais ou menos na mesma época do ano que as castas brancas, coisa rara para uma uva tinta. Só por volta de 1820 esta uva chega aos EUA, graças a George Gibbs, inicialmente na região de Boston onde era chamada de Zenfeldel ou Zinfindal, para depois ser levada, por volta de 1949, em plena corrida pelo ouro, na Califórnia, e hoje é amplamente cultivada na Napa Valley e Sonoma Valley.
3) QUESTÕES COMERCIAIS
Normalmente a base de todos estes embates é sempre comercial, mirando os retornos econômicos e de marketing que estas disputas podem oferecer aos produtores e a imagem do universo vinícola como um todo. A Zinfandel é da sempre considerada a uva icônica da Califórnia, muito embora encontramos bons exeplos de vinhos produzidos com esta casta também na Austrália e Nova Zelândia. Ocupa o 10% de toda superfície plantada da Califórnia, tanto que muitos achavam que fosse uma casta autóctone de lá. Obviamente por questões comerciais se criaram muitas confusões seja na Itália que nos EUA quanto a rotulagem dos vinhos: nos anos 60 alguns produtores italianos, interessados na expansão dos mercados internacionais, rotulavam os vinhos Primitivo como Zinfandel, justamente pensando nas potencialidades comerciais do mercado americano. Nos últimos anos estamos assistindo a uma inversão de tendências, tanto que muitos produtores dos EUA estão rotulando vinhos como Primitivo para desfrutar da grande fama que a uva italiana adquiriu a nível internacional nesta última década.
4) CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Fora do âmbito histórico e comercial os vinhos Primitivo e/ou Zinfandel são muitos parecidos, com as diferenças principalmente devidas aos diversos terroirs. 
Os vinhos Zinfandel são ricos e encorpados, porque esta uva tende a amadurecer de forma irregular, e quando chega a época da maturação, dentro do cacho alguns bagos já começam a desidratar, com aparência de uva passa. Isto faz com que as concentrações de açúcares sejam mais elevadas e que os aromas de fruta sejam main intensos. Da mesma forma os vinhos produzidos com a Primitivo, cujo mais importante expoente é o Primitivo di Manduria, tem como principal característica a estrutura, o alto tero alcoólico e os aromas marcantes de ameixas e especiarias. Ambos tem taninos macios, acidez moderada, mais frutados e com resíduo de açúcar mais elevados, o que deixa uma sensação de extrema satisfação na boca.
MINHA CONCLUSÃO
Para fins técnicos os esclarecimentos acima são importantes, mas para fins práticos, ou seja para o consumidor final, o que interessa é ter dois tipos de vinhos de boa qualidade que, apesar de serem produzidos com a mesma uva, podem oferecer sensações diferentes em função das diversas áreas de plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário