terça-feira, 15 de julho de 2025

O CONSUMO DE VINHO NA ITALIA POR IDADE (2013-2023)

Esta publicação sobre o consumo de vinho na Itália por faixa etária foi motivada pelo comentário que nossa amiga Sandra Francese deixou no dia 09 de Julho no post: PORQUE A GERAÇÃO Z NÃO ABRAÇA O CONSUMO DO VINHO?


Os dados sobre o consumo por faixas etárias nos mostram que a penetração do consumo de vinho está crescendo na Itália, especialmente na parte jovem da população, com uma forte preponderância do consumo esporádico e um claro declínio no consumo diário. Esta conclusão é explicada no gráfico abaixo que mostra a penetração do consumo de vinho em 2013 e 2023: por exemplo, em 2023, 50% dos jovens de 20 a 24 anos bebiam vinho, 10 anos antes eram 42%. A tendência de maior consumo em 2023 vale para todas as faixas etárias, menos aquela intermediária com idade dos consumidores entre 55 a 74 anos.


A segunda coisa interessante sobre esse gráfico é o pico, agora na faixa etária de 35-44 anos, enquanto em 2013 estava em 55-59. Obviamente, estamos raciocinando em um contexto de declínio do consumo de vinho per capita, com o consumo diário (excluindo aqui o consumo excessivo) diminuindo significativamente para todas as faixas etárias (no segundo gráfico está evidenciada a penetração do consumo de 1-2 taças de vinho/dia, por idade), sendo substituído pelo consumo esporádico, que está aumentando acentuadamente nas faixas etárias intermediárias (o terceiro gráfico mostra a penetração do consumo esporádico de vinho por faixa etária).





A terceira consideração é a evolução do consumo de vinho das faixas etárias que estão envelhecendo, ou seja, aqueles que em 2007 tinham entre 25 e 34 anos, em 2017 estão na faixa seguinte e em 2023 no meio entre essa faixa e a seguinte. Isso nos diz que 55,5% das pessoas de 25 a 34 anos de idade em 2007 bebiam vinho e que, 10 anos depois, esse percentual havia aumentado para 57,5% e, agora, 62,2%. Ou seja, isso nos diz que para essa faixa e para esses anos, aproximadamente 15 anos no total, o aumento na penetração do consumo foi de cerca de 7%.
Seguindo a mesmo raciocinio, também se evidencia que as pessoas de 50 anos (ponto médio 45-54) perdem cerca de 5 pontos na penetração do consumo de vinho, provavelmente devido a problemas de saúde.
Dito isso, as tabelas em anexo mostram o declínio constante no consumo diário de vinho, atingindo o pico, como de costume, entre os idosos: em 2023, pouco menos de 25%, em 2013, cerca de 30% da população, em 2007, cerca de 35%. Portanto, os “novos idosos” estão menos apegados ao consumo da “taça de vinho durante as refeições”.

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