domingo, 25 de outubro de 2020

PINOTAGE a casta emblemática da África do Sul

 Como todos vocês bem sabem minhas postagens tem como objetivo principal falar das castas e vinhos italianos, mas isso não é exclusividade, tanto que hoje escrevo sobre uma casta do "Novo Mundo" que, pessoalmente, gosto muito e que está entrando, aos poucos, nos gostos dos consumidores brasileiros: a PINOTAGE.

Falar de Pinotage é falar da África do Sul já que foi naquele país que a uva "nasceu" e que de lá foi levada ao conhecimento internacional, apesar de não ser a primeira em termos de superfície plantada, mas só a sétima (a primeira casta mais plantada na África do Sul é a Cabernet Sauvignon). Sim, falei nasceu porque a Pinotage foi "criada" em 1925 pelo Prof. Abraham Izak Perold cruzando um clone de Pinot Noir com outra uva tinta Cinsault, também conhecida como Hermitage. Agora entenderam porque esta casta se chama Pinotage (Pinot+Hermitage).

Foi só em 1941 que foi elaborado o primeiro vinho com Pinotage mas a uva somente começou a ser conhecida após 1959 quando um vinho produzido com esta casta ganhou o Consurso Cape Young Wine Shows na Cidade do Cabo e em 1991 começou a ganhar fama internacional quando no Concurso internacional "Wine & Spirits" de Londres um vinho produzido em pureza com a Pinotage foi premiado como melhor tinto do concurso.

A Pinotage é uma casta que tem amadurecimento precoce, bagos pequenos, casca grossa e com grande concentração de polifenois que incidem diretamente na cor do vinho (bem escura) e nos taninos (bem presentes). Nos últimos 10 anos, graças ao aperfeiçoamento das técnicas de plantio que diminuíram os rendimentos por hectares, encontramos vinhos produzidos com esta casta, seja em pureza que em blend (normalmente com Cabernet Sauvignon ou Shiraz) de maior qualidade. Os vinhos elaborados com uvas Pinotage tem uma cor vermelha escura intensa, aromas frutados de frutas vermelhas como framboesa e blackberry, notas de especiarias, fumaça e alcaçuz. Na boca tem ataque vigoroso com bastante taninos, e não se presta muito ao envelhecimento (devem ser consumidos, em média, depois 4/5 anos no máximo).

No Supermercado Zona Sul existem 2 ou 3 tipos de vinhos com uvas Pinotage, em pureza ou em blend, a partir de R$ 45,00...... vale  a pena conferir para experimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário