quinta-feira, 29 de agosto de 2019

TERREGIUNTE, casamento entre Amarone e Primitivo

Em poucos meses vai estrear no mercado italiano um novo vinho, filho dos sonhos de duas pessoas visionárias e amantes do vinho, de um lado Bruno Vespa, apresentador da TV italiana, jornalista político e nos últimos anos embaixador dos vinhos da Manduria, e de outro lado Sandro Boscaini, presidente de Masi Agricola e homem de extremo conhecimento do mundo vinícola, desde sempre representativo dos interesses do Valpolicella.
A ideia destes foi casar dois vinhos de características bem diferenciadas e oriundos de duas regiões muito distantes (Veneto e Puglia), mas com muitas afinidades (por exemplo a passificação), para criar um vinho que represente um abraço simbólico na unidade da Itália, entre Norte e Sul e uma nova joia no mundo enológico italiano.
Para criar este novo "filho italiano" foram chamados, para assessorar o projeto, Riccardo Cotarella, presidente da associação italianas dos enólogos (Assoenologi) e Andrea Dal Cino, coordenador enológico de Masi Agricola, que graças as experiências de ambos, conseguiram criar um vinho que mesmo mantendo as peculiaridades dos dois territórios, conquista os paladares pelo equilíbrio e harmonia. O equilíbrio do Amarone é compensado pela força tánica do Primitivo que necessita da maciez e da acidez que o Amarone pode proporcionar.
Desde jeito serão apresentadas em Novembro 12.000 garrafas da safra 2016 deste novo vinho, cuja preço previsto para venda será de Euro 100,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário