quarta-feira, 6 de março de 2019

PREVISÃO DE PRODUÇÃO DE VINHOS ITALIANOS 2018

O ISTAT (Istituto Italiano di Statistica) publicou recentemente os dados provisórios sobre a produção de vinhos da Itália na última safra 2018. A partir destes dados que, vale a pena lembrar, ainda provisórios, se verifica que a produção de vinhos italianos em 2018 aumentou 15% alcançando 50,4 milhões de hectolitros que, mesmo não sendo o record (2016) corresponde ao segundo volume de produção italianos desde sempre.
O dado mais interessante, porém, é o aumento dos vinhos DOCG e DOC que superam, pela primeira vez na história, os 20 milhões de hectolitros (20.809), um aumento de 19% em comparação ao ano passado, resultado possível graças ao aumento dos vinhos brancos destas denominações (+16%) que registram um volume de mais de 28 milhões de hl. (especialmente em função dos vinhos espumantes) e dos vinhos tintos (+14%).
Geograficamente falando o Veneto, depois de ter perdido a liderança em 2017  para Puglia como região de maior produção de vinho da Itália, retomou o primeiro lugar com uma previsão de 10,1 milhões de hl, contra os 9,5 milhões da Puglia, com as duas regiões registrando aumentos significativos nas produções (+20% no Veneto e +4% na Puglia). Obvio que no Veneto o papel principal foi desenvolvido pelos vinhos DOCG e DOC brancos (leia-se principalmente Prosecco) que alcançaram 6,3 milhões de hl. enquanto na Puglia o mesmo papel foi desenvolvido pelos vinhos de mesa que representam quase 7 milhões de hl. confirmando a tendência histórica de produção de vinhos comerciais e para corte.
Resumindo os dados provisórios publicados até o momento se nota que o aumento generalizado da produção é mais incisivo nos vinhos de maior qualidade e nos vinhos brancos, acompanhando a tendência de consumo dos mercados mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário