sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Vinho e saúde: os POLIFENOIS

Todo mundo já teve ter escutado que beber moderadamente vinho tinto faz bem a saúde e isso graças aos polifenóis contidos no vinho, então que tal saber um pouco mais sobre eles?
Polifenóis são uma classes de compostos bioativos encontrados nos vegetais, principalmente em frutas, hortaliças, oleaginosas, ervas aromáticas e especiarias, bebidas (entre elas o vinho) e chocolate amargo com mais de 70% de cacau. Os polifenóis tem reconhecidas propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Já que no vinho tudo que não é água ou álcool são polifenóis vale a pena saber que, no vinho, nesta substância incluem-se taninos, pigmento de cor, aromas, resveratrol, procianidinas e mais de outros 5.000 componentes vegetais. Agem no organismo inibindo a formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos e é por isso que o vinho está relacionado com a saúde do coração.
Mas como saber quais vinhos tem os mais altos níveis de polifenóis? Já que os polifenóis são encontrados nas cascas e nas sementes das uvas, todos os vinhos que são obtidos através do contato com as cascas (vinhos tintos) tem níveis mais elevados de polifenóis. Algumas variedades de uvas tem mais concentração de polifenóis como: 
  • Tannat
  • Sagrantino
  • Petite Sirah
  • Marselen
  • Nebbiolo
Estas uvas contém de 2 à 6 vezes mais quantidade de polifenóis que outras uvas mais comuns como a Pinot Noir ou Merlot. Os níveis de polifenóis são maiores em vinhos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário