quinta-feira, 21 de setembro de 2017

TERROIR

Se tentamos traduzir para o português ou para qualquer outro idioma a palavra francesa terroir, veremos que não existe tradução e a palavra original é utilizada também nos outros idiomas. Porque?
A primeira imagem que associamos quando escutamos a palavra terroir é terra, porém o conceito de terroir é muito mais abrangente e, em enologia, define uma interação complexa entre solo, clima, região geográfica e intervenção humana, que da origem a uma uva com identidade e qualidade próprias.
Para entender melhor este conceito temos que partir do solo, pois é onde são plantadas as videiras, passando pela região geográfica e pelo clima, pois são estreitamente relacionadas e definem as políticas agrícolas para que as videiras se desenvolvam da melhor maneira em função do tipo de solo, da umidade e da altitude, para obter o exato grau de amadurecimento das uvas, para terminar pela intervenção humana através os processos para catalisar e extrair quanto de melhor existe na terra.
É só entendendo bem o terroir com que se trabalha que se consegue entender quais as uvas que melhor se adaptam ao terroir, como plantar a vinha, aonde localiza-la exatamente, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário