quarta-feira, 20 de setembro de 2017

França - mercado interno encolhe mas continua dinâmico

Sempre se fala muito da França, mas os dados até aqui publicados enfocam somente algumas características do setor enológico do país: de um lado é um dos maiores produtores do mundo e do outro é o mercado interno que mais encolheu nos últimos anos, com retrações médias anuais de 2%.
Pela primeira vez um estudo elaborado pela Wine Intelligence, o "France Landscape 2017" foca não tanto sobre os aspectos produtivos mas sim nos hábitos de consumo e relacionamento com o vinho dos franceses.
Este mercado interno, apesar da diminuição constante dos consumos, continua extremamente interessante e muito expressivo tanto que, em 2016, 38 milhões de consumidores franceses beberam 3,1 bilhões de garrafas de vinho, o que corresponde a uma média de 61 litros per capita.
O que mais chama a atenção no Report da Wine Intelligence é que o mercado francês continua muito dinâmico e em mudança, como demonstram os dados relativos ao consumo de vinho em bag-in-box e de vinho rosado. Mas a palavra chave é a curiosidade acerca dos vinhos nunca degustados ou pelas variedades menos conhecidas: se em 2014 os 47% dos amantes do vinho declarava de querer experimentar novos vinhos, em 2017 esta percentual sobe até 55% e, como consequência, o número de consumidores que escolhem vinhos que conhecem melhor, diminui de 40% para 31%.
Uma novidade muito interessante para o futuro do consumo do vinho em um país extramente tradicionalista como a França, onde os consumidores estão até aceitando com menores restrições o utilizo das rolhas de rosca nos vinhos.

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