terça-feira, 7 de outubro de 2025

OS 10 CHARDONNAYS MAIS CAROS DO MUNDO CONTINUAM SENDO DA BORGONHA

O motor de busca de vinhos Wine-Searcher identificou os dez Chardonnays mais caros em 2025. Tal como nos anos anteriores, todos eles são provenientes da Borgonha. Oito deles são da Domaine Leroy. Os preços das garrafas variam entre 7.500 euros e cerca de 22.500 euros .

O Chardonnay mais caro da lista é o Leroy Domaine d'Auvenay Bâtard-Montrachet Grand Cru, com um preço de 22.496 euros por garrafa. Em segundo lugar está o Leroy Domaine d'Auvenay Chevalier-Montrachet Grand Cru, com um preço de 19.725 euros por garrafa. Ambos os vinhos trocaram de posição em relação ao ano anterior.

Em terceiro lugar está o Leroy Domaine d'Auvenay Criots-Bâtard-Montrachet Grand Cru, com 19.590 euros por garrafa. Ele não estava presente na lista dos dez primeiros do ano passado.

Em quarto e quinto lugar estão dois vinhos que não são da casa Leroy: o Montrachet Grand Cru da Domaine Leflaive, com 15.754 euros, e o Montrachet Grand Cru da Domaine de la Romanée-Conti, com 9.487 euros.

Em sexto lugar está o Leroy Corton-Charlemagne Grand Cru com 9.267 euros, em sétimo o Leroy Domaine d'Auvenay Les Gouttes d'Or Meursault Premier Cru com 8.199 euros e em oitavo lugar o Leroy Domaine d'Auvenay Puligny-Montrachet Les Enseignères com 7.734 euros. Os lugares 9 e 10 são ocupados pelo Leroy Domaine d'Auvenay Les Folatières Puligny-Montrachet Premier Cru, com 7.627 euros, e pelo Leroy Domaine d'Auvenay Meursault, com 7.522 euros.

De acordo com o Wine-Searcher, sete dos dez Chardonnays valorizaram em relação ao ano anterior e três desvalorizaram. Estes últimos são o Montrachet Grand Cru da Domaine de la Romanée-Conti, o Corton-Charlemagne Grand Cru e o Puligny-Montrachet Les Enseignères da Leroy. No ano passado, a Domaine Leroy estava presente com mais um vinho no Top Ten dos Chardonnays mais caros.

De acordo com o Wine-Searcher, a lista baseia-se no preço médio global de varejo de uma garrafa em dólares americanos. Além disso, o vinho em questão deve estar disponível em pelo menos dez fontes de compra em todo o mundo.

Atualmente, o banco de dados do Wine-Searcher inclui mais de 17.000 Chardonnays. A Borgonha ocupa pelo menos os primeiros 25 lugares em termos de preços das garrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário