A lenda de Bordeaux, Château Margaux, também confirma as dificuldades não apenas do grande e mais famoso território francês de produção, mas do mercado de vinhos como um todo, seguindo a tendência geral e a de todos os outros grandes nomes, com um preço de lançamento para a safra de 2024, anunciado nos últimos dias, de € 276 por garrafa “ex-négociant”, o mais baixo desde 2014, e de £ 3.240 por caixa no mercado de Londres, -25% em relação a 2023. Um sinal forte e claro, e longe de ser positivo, o do “En Primeur” deste ano, juntamente com muitos outros que relatamos nas últimas semanas o que emerge dos lançamentos dos châteaux e também das várias análises de um território, Bordeaux, que pesa muito no mercado de vinhos em termos de volumes e valores e que, de certa forma, espelha muitas tendências no comércio de vinhos em geral, em todos os níveis.
Porque, como aponta um estudo da Wine Lister, de propriedade do ‘Le Figaro Vin’, por exemplo, os preços de lançamento da safra 2024 dos 105 vinhos lançados no mercado até 3 de junho mostram uma queda média de -30%, mesmo em comparação com os preços médios de mercado das 10 safras anteriores. E se o “pior” é o Leoville Las Cases, com -48%, no “Top 10” desse peculiar e não muito prestigiado ranking, há também nomes muito importantes como Margaux, Lafite Rothschild e Mouton Rothschild. Além disso, para esfriar o entusiasmo, há também as notas dos críticos que, embora ainda sejam altas, em média são menos lisonjeiras do que para a safra de 2023, com exceção dos vinhos brancos (as pontuações analisadas são as de Antonio Galloni e Neal Martin para Vinous.com, Bettane + Desseauve, Jancis Robinson.com e Ella Lister do “Le Figaro”). Bem, a avaliação média dos críticos é de 94,61 pontos para os vinhos de 2024, um ponto a menos do que os 95,61 de 2023, em uma tendência que afeta todas as “Denominações de Bordeaux”, com Pomerol ficando em primeiro lugar por uma pequena margem (94,83 pontos), mas ainda com uma avaliação mais severa da safra de 2023 e, sobretudo, da de 2022. Entre os vinhos individuais, os únicos que ultrapassaram 95 pontos foram Latour, o melhor no geral (95,75), Montrose, Haut-Brion Blanc, Lafite, Ducru Beaucaillou, La Conseillante, Mouton, Margaux e La Mission Haut Brion Blanc.
Mas, apesar de uma queda sem precedentes nos preços, devido a um quadro internacional de mercado no mínimo complexo, e de uma avaliação da taça, para os críticos, que não é das melhores, a demanda por vinhos de Bordeaux não está recomeçando, pelo contrário: de acordo com a análise da plataforma inglesa Liv-Ex, o desinteresse parece estar crescendo. E se “no passado, a ameaça de perder alocações - e, portanto, abrir mão do acesso a safras fortes - protegia as vendas, mesmo quando os vinhos eram decepcionantes e os preços extravagantes”, este ano, apesar dos preços baixos, as ofertas certamente não foram abundantes. E a alavancagem das alocações parece não funcionar mais, já que, segundo alguns comerciantes de vinho, hoje “você pode obter o que quiser de qualquer pessoa a qualquer momento, e tem sido assim há anos”. E embora isso, ressalta a Liv-Ex, possa ser um ponto de vista extremo, verifica-se que mesmo aqueles que participaram até agora do “En Primeur” foram bastante cautelosos, reduzindo suas compras em até 50%. Também levando em conta o fato de que ainda há muitos vinhos de safras mais antigas e maduras disponíveis a preços atraentes, e que estocar, mesmo financeiramente, está se tornando um fardo para comerciantes e colecionadores.
"Não há como negar, a campanha deste ano foi decepcionante para todos os envolvidos. Uma pesquisa com comerciantes do Reino Unido indica que os valores de venda deste ano atingiram seu nível mais baixo desde 2013. Mesmo os châteaux que reduziram seus preços abaixo dos disponíveis no mercado não venderam, apesar dos retornos mais baixos. Sem dúvida, foram feitos esforços louváveis. Infelizmente, na maioria dos casos, não foi suficiente", comenta Liv-Ex. Ele também acrescenta outro aspecto que se aplica a todo o mercado de vinhos: hoje, em comparação com o passado, as avaliações de vinhos e os dados de preços são cada vez mais fáceis de obter, mesmo para colecionadores e consumidores. E os comerciantes precisam se adaptar a esse cenário. "Os compradores não estão necessariamente desinteressados em Bordeaux (ou no vinho em geral), eles estão desinteressados em preços que não correspondem ao mercado e estão duplamente desinteressados em serem enganados.