terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

NA HORA DE PEDIR VINHO NO RESTAURANTE......

Uma recente pesquisa realizada pelo site italiano WineNews no Facebook estudou a tendência dos consumidores italianos na hora de pedir o vinho no restaurante.
1.500 participantes foram questionados se na hora da escolha do vinho no restaurante era mais importante a dica do sommelier e/ou do pessoal da sala, optar por um rótulo já conhecido, ou a escolha dependia de uma consulta as redes sociais.
O 59,8% dos entrevistados disseram que na hora da escolha escutam o parecer e as indicações do sommelier e/ou do pessoal da sala do restaurante que estão frequentando, demonstrando que o sommelier é ainda o elo principal entre o produtor e o consumidor de vinho na hora da escolha.
Já o 37,6% direciona as próprias escolhas sobre rótulos já conhecidos com uma clara tendência dos enófilos a confiar nos próprios conhecimentos enológicos.
Somente o 2,6% dos entrevistados, dado este muito abaixo das expectativas em função da presença maciça de aplicativos de vinhos, disse nortear a própria escolha em base a uma consulta no smartphone.
Foi, também, conduzida uma segunda enquete no Instagram com 2.800 participantes, porém com duas alternativas: confiar no conselho de experts (independentemente se sommelier, pessoal da sala ou por aplicativos da internet) ou optar por vinhos ou rótulos já conhecidos.
Desta vez os resultados foram diferentes: o 70,6% dos entrevistados responderam que preferem optar por garrafas já consumidas anteriormente, já o 29,4% prefere receber dicas sobre os vinhos que consumirá.
Esta diferença, talvez, dependa do público alvo que frequenta as redes sociais consultadas mas parece que, de alguma forma, a confiança dos enófilos na hora de escolher um vinho para acompanhar a própria refeição está aumento.
Vocês a qual categoria de consumidores pertencem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário