segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

EXPORTAÇÃO VINHOS ITALIANOS - PRIMEIROS NOVE MESES DE 2019

Crescem as exportações italianas, mesmo que em ritmo mais lento. É o que revela o ISTAT (Istituto Italiano di Statistica) com a recente publicação dos dados da exportações de vinhos italianos dos primeiros novem meses deste ano. Com um volume de 4,6 bilhões de Euros as exportação registram um aumento de 3,8% sobre o mesmo período de 2018, mesmo que o ritmo deste aumento esteja diminuindo de intensidade, já que em Maio as exportações registravam um resultado de +5,4%.
Para os vinhos de qualidade a primazia regional é dividida entre Piemonte e Toscana, já quanto aos volumes a primeira região é o Veneto, com Prosecco, Amarone, Soave e Lugana: os volumes do Veneto correspondem a 1,6 bilhões de Euros, mais de 1/3 de todo o volume exportado, com as exportações de vinhos do Veneto crescendo 3,5% em comparação a 2018. Distantes, mas mesmo assim com bons resultados acima da média nacional, os volumes das exportações do Piemonte (743 milhões) +5,2%, Toscana (734 milhões) +6,6%.
As três regiões acima (Veneto, Piemonte e Toscana) são responsáveis pelos 2/3 de todas as exportações italianas de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário