terça-feira, 22 de maio de 2018

VINHOS PORTUGUESES - EXPORTAÇÕES 2017

As exportações de vinhos do Portugal, após 3/4 anos de relativa estabilidade, deram o pulo do gato e ano passado cresceram 8% alcançando o valor de 778 milhões de Euros, conforme mostra a tabela abaixo:


Como pode-se notar os principais responsáveis para esta guinada das exportações são mercados de menor importância no contexto mundial do consumo, como Angola, Brasil e China cuja exportações crescem, respectivamente, 40, 53 e 24%.
O principal mercado, em valor, para o Portugal continua sendo a França que ano passado importou vinho português por 110 milhões de Euros, enquanto o mercado da Inglaterra e dos EUA, segundo e terceiro no ranking, sobem 5%, com a diferença que o mercado americano cresce de maneira continua de 2012, com uma média de 9%, razão pela qual se pensa que já em 2018 os EUA serão o segundo mercado das exportações de vinhos portugueses. Cresce também o mercado alemão +6% mas os únicos mercado que registram um crescimento de dois dígitos são Angola (+40%), Brasil (+53%), Espanha (+19%) e China (+24%).


Quando analisamos as exportações em volume verificamos que os maiores mercados são os da Europa com França, Espanha, Alemanha e Inglaterra nas primeiras 4 posições e com omente a Espanha que registra uma diminuição de volumes importados em comparação a 2016 (-7%).
Angola registra um aumento de 58% apesar de ter tido, ao longo dos anos anteriores, trends muito voláteis, Brasil aumenta 47% com média anua dos últimos 5 anos de 12%, maior aumento entre todos os países contemplados na pesquisa e China cresce 34% mas com volumes totais abaixo de 100 mil hectolitros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário