quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

DOIS COPOS DE VINHO POR DIA (NÃO MAIS) AJUDAM A "LIMPAR" O CÉREBRO

Uma recente pesquisa publicada na revista científica Cientific Reports afirma que o consumo de dois copos por dia de vinho reduz o risco de doenças cardiovasculares e tumores e além disso pode ajudar a "limpar a mente" ajudando o cérebro a eliminar as toxinas, incluindo aqueles associadas ao Alzheimer.
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Rochester Medical Center que no passado descreveram o funcionamento do sistema glinfático ou seja, o processo de limpeza do cérebro onde o líquido cerebrospinal é bombeado no tecido cerebral permitindo a eliminação de toxinas, inclusive as proteínas beta amiloide e tau, associadas ao Alzheimer. O mesmo team tinha demonstrado, alguns anos depois, que o sistema glinfático é mais ativa durante as horas de sono, pode ser danificados por íctus ou traumas e melhora com o exercício.
Agora com um novo estudo realizado em camundongos analisaram os efeitos do alcoól. Estudando o cérebro dos animais expostos a altos níveis de álcool por longos períodos os pesquisadores observaram que os astrócitos, células chaves na regulação do sistema glinfático, apresentavam níveis muito altos de um marcador molecular responsável pelas inflamações. Ao contrário, em camundongos expostos a baixos níveis de consumo de álcool, equivalente a mais ou menos 2 copos por dia, o sistema glinfático era mais eficiente em remover os resíduos em comparação aos animais não expostos e os níveis de inflamação cerebral eram inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário