domingo, 7 de junho de 2020

MERCADO ITALIANO DO VINHO - RADIOGRAFIA

A agência inglesa Wine Intelligence, uma das mais respeitadas no mundo enológico em questão de pesquisas relativas ao vinho e seu universo, publicou a poucos dias o Report n. 1 sobre "Italy Wine Landscapes 2020", ou seja uma radiografia bem detalhada sobre o mundo do vinho na Itália em 2020.
As informações contidas são realmente muito detalhadas e abrangem vários aspectos do mundo do vinho na Itália, e para tentar simplificar este enorme fluxo de dados, resumirei os principais tópicos:
  • De 50 milhões de consumidores 34 milhões (68%) bebem vinho e pelo menos 28 milhões (56%) bebem uma taça por semana. 1 sobre 3 consumidores de vinho bebem pelo menos uma taça por dia;
  • O consumo per-capita dos vinhos "fermi" (não espumantes e não frisantes) é de 43 litros, só ficando atrás de Portugal (56,4 litros) e França (49 litros);
  • Homens e mulheres dividem de forma quase igual o mercado de consumo, já em relação a faixa etária os 42% dos consumidores tem mais de 55 anos, e o 32% está na faixa entre 18 e 44 anos.
  • Os italianos se demonstraram um povo que tem muita curiosidade pelo vinho, tanto que o 55% quer provar vinhos novos com regularidade, porcentagem que sobe para 69% para pessoas abaixo de 34 anos. 
  • O principal motivo do consumo é relativo ao prazer que ele fornece e ao sabor agradável;
  • o 78% dos consumidores escolhem consumir vinhos da melhor qualidade em relação ao próprio poder de compra e 6 sobre 10 acreditam que uma taça de vinho faça bem para saúde;
  • 1 sobre 2 consumidores acha que o vinho é um fator importante para o  próprio estilo de vida;
  • o 53% acha que os preços dos vinhos comercializados são "razoáveis";
  • as bebidas alcoólicas mais consumidas pelos italianos são o vinho tinto (89% a porcentagem de quem bebeu pelo menos uma vez no último ano). vinho branco (88%), cerveja (85%), spritz (54%), espumantes doces - como Asti Spumante - (45%);
  • Os vinhos brancos mais consumidos pelos italianos: Chardonnay, Pinot bianco, Pinot grigio, Moscato, Falanghina e Verdicchio;
  • Os vinhos tintos mais consumidos pelos italianos: Nero d'Avola, Montepulciano, Lambrusco, Merlot,Sangiovese e Primitivo;
  • As denominações mais conhecidas são o Prosecco Doc (52% é a porcentagem de quem já oviu falar da denominação), Brunello di Montalcino (51%), Montepulciano d'Abruzzo (50%), Chianti (48%), Chianti Classico (45%), Franciacorta (45%), Barolo, Barbera d'Asti e Lambrusco (40%), Asti e Moscato d'Asti (38%), seguidos por primitivo di Manduria, Amarone della Valpolicella, Vermentino di Sardegna, Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore Docg, Oltrepò Pavase, Vino Nobile di Montepulciano, Bardolino, Greco di Tufo e Morellino di Scansano;
  • As marcas mais fortes na Itália, em conformidade ao "Global Wine Brand Power Index" são: Ferrari, Berlucchi, Fontanafredda, Donna Fugata, Cà del Bosco, Mionetto, Feudi di San Gregorio, Valdo, Sella e Mosca, Antinori, Zonin, Mastroberardino, Sassicaia, Duca di Salaparuta e Marchesi di Barolo;
  • no que diz respeito as compras dos últimos 3 meses quem levou a melhor foi o Prosecco Doc (comprado pelo 24% das pessoas que adquiriram vinho), na frente de Montepulciano d'Abruzzo (19%) e Lambrusco (15%);
  • Entre os principais motivos que determinam a escolha do vinho a harmonização com a comida é fator mais importante e o prestigio da denominação e da marca, depois vem o preço, a região de origem e casta, e o grau alcoólico;

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