Em Firenze, na Via Spirito Santo, acaba de reabrir uma das 170 históricas "buchette del vino" (buraquinhos para vinho - que por questões de duplo sentido chamaremos de Janelinhas do vinho), que nos remetem a uma tradição histórica típica da cidade nos anos de 1.500
Talvez nem todo munda sabe que em muitos prédios históricos de Firenze existem pequenas aberturas localizadas, aproximadamente, a 1 m. do solo que foram ao longo dos anos esquecidas: fechadas, muradas ou eliminadas em ocasião da reestruturação dos edifícios.
Estas pequenas aberturas eram utilizadas, por volta de 1.500, para uma realizar na cidade de Firenze um hábito tradicional da época: a maioria dos prédios pertencentes as famílias nobres abriam estas janelinhas ao lado dos portões de entrada para vender taças de vinho ou até garrafas. Todas as famílias bastante nobres e ricas de se permitir possuir, perto da cidade, videiras para a produção de vinho, vendia o néctar aos cidadãos comuns em troca de dinheiro.
Cada janela do vinho tinha um estilo diferente em função da família produtora e da importância social da mesma, pois o etilo era o cartão de visita para os compradores finais.
Hoje em dia ainda existem 170 janelas espalhadas em toda a cidade, cuja 145 estão no centro histórico de Firenze.
E a gente ganha essa bela taça?
ResponderExcluir