De acordo a uma recente pesquisa do crossmodal resarch lab da Universidade de Oxford da Inglaterra um dos fatores decisivos na hora da escolha de um vinho, além do sabor, da cor, do aroma e da etiqueta, é o tipo de rolha utilizada na garrafa.
Foi feito um estudo com 140 participantes aonde se pedia a cada um de fornecer uma nota a duas garrafas de vinhos idênticos (sem que eles soubessem) porém, uma fechada com rolha de cortiça e outra com rolha de rosca. O resultado foi que 15% dos participantes avaliaram os vinhos tampados com rolha de cortiça como de melhor qualidade em comparação ao mesmo vinho vedado com rolha de rosca. Além disso o vinho contido nas garrafas com rolha de cortiça foi considerado, por 20% dos participantes, mais apropriado para celebrações.
Esta tendência, em conformidade a quanto evidenciado pelo estudo, deve-se ao "popping" que é o barulho que faz a rolha de cortiça quando abre-se uma garrafa. A tendência é de associar o som da tampa de cortiça com a tradição e, assim, com a qualidade, como bem demonstra o estudo da Oxford University.
"O som e a vista de uma rolha de cortiça - como explicou o professor Spence que liderou esta pesquisa - cria expectativas antes mesmo que o vinho toque nossos lábios, e estas expectativas influenciam a nossa experiência de degustação. O resultado do estudo - conclui Spence - ressalta a importância das formas de vedação para as garrafas de vinho, com uma clara associação, no nosso subconsciente, entre cortiça e qualidade "
Nenhum comentário:
Postar um comentário