Se precisava de uma desculpa extra para saborear um copo de vinho tinto ou uma barra de chocolate, uma nova investigação que exalta as virtudes de uma dieta rica em flavonóides vem em seu socorro. Os flavonóides encontram-se numa grande variedade de alimentos e bebidas, incluindo chá, frutas de bagos, maçãs, laranjas e vinhos tintos.
Na revista Nature Food, os investigadores afirmam que o consumo de uma mistura diversificada de alimentos ricos em flavonóides poderia ajudar a prolongar a vida, atenuando o desenvolvimento de certas condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e neurológicas. De acordo com os seus estudos, é a variedade da dieta que proporciona os maiores benefícios. Os investigadores acompanharam mais de 120 000 pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos durante mais de uma década, através da base de dados UK BioBank. Este estudo é significativo na medida em que os resultados indicam que o consumo de uma maior quantidade e de uma maior variedade de flavonóides tem o potencial de conduzir a uma maior redução das doenças do que o consumo de uma única fonte", afirmou o Professor Aedín Cassidy, corresponsável pelo estudo e da Escola de Ciências Biológicas da Queen's University Belfast.
Os autores do estudo escreveram: "A análise dos alimentos ricos em flavonóides mostrou que os indivíduos com a diversidade mais baixa consumiam sobretudo chá, enquanto os indivíduos com a diversidade mais elevada consumiam relativamente mais frutas de bagos, maçãs, uvas, vinho tinto e laranjas. Outros fatores relacionados com o estilo de vida podem também ser importantes. De acordo com o estudo, os indivíduos com a maior diversidade de consumo de flavonóides eram também mais ativos fisicamente e menos susceptíveis de serem fumadores.
O professor Cassidy disse ao portal Web Decanter que o estudo mostra que “cinco porções diferentes de flavonóides foram associadas aos maiores benefícios: sabemos que há muitas fontes, mas o vinho tinto é uma delas (com moderação, claro)”.
As principais fontes de flavonóides incluem o chá, frutas de bagos, frutas citricas, as uvas, as ameixas, a couve roxa e o cacau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário