terça-feira, 7 de junho de 2022

Valor da produção do vinho no mundo 2021 - Estimativas atualizadas

 As informações que publicarei foram obtidas a partir das informações da OIV atualizadas para 2021 com os preços médios das exportações dos últimos 3 anos dos principais países produtores, de modo a apresentar uma indicação mais correta possível sobre o valor económico da produção de vinho dos vários países.

O ano de 2021 foi caracterizado por dois fatores predominantes: a diminuição do volume produzido de 4% e um leve aumento do preço médio dos vinhos em comparação ao 2020. A França em 2021 perdeu 27% da produção em volume, o que determinou uma diminuição significativa no valor da produção, mas no final das contas o valor global da produção de vinho ano passado foi de 74 bilhões de Euro, o valor menor desde 2015. Desde valor global 24 bilhões são da Franca (-24%), 14 bilhões são da Itália (-9% que corresponde a diminuição do volume produzido) e quase 9 bilhões são dos EUA; os restantes 29 bilhões são divididos entre os outros produtores com Espanha e Austrália com, aproximadamente, 4 bilhões de Euro de valor cada.


Se analisarmos as tendências de médio/longo prazo, com uma média de 3 anos a França corresponde ao 35% do valor do vinho mundial, já a Itália ao 18% e os EUA a pouco mais que 10%. Se analisarmos, porém, as linhas de tendência a Itália parece ser o país com maior crescimento estável, ganhando, em média 880 milhões de Euros em valor, contra os 550 da França e os 500 dos EUA.

Seguem algumas tabelas macro sobre o valor do vinho exportado, a produção em volume e o valor da produção obtida pelo método evidenciado no começo deste artigo: