A "Best Wine of the World Competition" analisou mais de 218.966 votos emitidos por wine lovers, sommeliers e experts do setor do vinho ao redor do mundo (56 Países) para premiar o melhor crítico enológico: o eleito a nível mundial foi NEIL MARTIN, editor senior da revista Vinous, criada em 2014 por Antonio Galloni, com milhares de assinantes em mais de 85 Países.
Além de melhor crítico a nível mundial cada país produtor, com maior tradição enológica, votou o crítico mais influente de cada País, que melhor capta as peculiaridades e características dos vinhos do seu território: o Best Italian Wine Critic of the World 2020 foi para JAMES SUCKLING, um dos críticos mais influentes no mundo, muito apreciado do Oriente e com vínculos muito estreitos com a Itália, que descobriu quando era correspondente da Wine Spectator. Além de ser cidadão honorário da cidade de Montalcino, acompanhou os últimos 40 anos da evolução da enologia italiana, e graças as pontuações atentas, ajudou a retomada dos vinhos de qualidade da velha bota.
Voltando a classificação final do Best Wine Critic of the World 2020, ocupa o segundo degrau do pódio JANCIN ROBINSON, uma das mais importantes mulheres do mundo do vinho, crítica enológica, Master of Wine e caneta atenta do Financial Times, enquanto o último lugar do pódio é ocupado por MICHEL BETTANE, que cuida do mais prestigioso guia aos vinhos da França "Bettane & Dessauve", único representante que não tem uma formação anglo-sáxone.
A classificação continua com:
4- JEANNIE CHO LEE (Master of Wine - Hong-Kong)
5- JAMES SUCKLING
6- ALLEN MEADOWS (Um dos maiores experts de vinhos da Borgonha)
7- LISA PEROTTI-BROWN (Master of Wine - Wine Advocate)
8- ANTONIO GALLONI (Fundador da Vinous)
9- TIM ATKINS (Master of Wine);
10- ANDREW CAILLARD (Master of Wine Inglês mas ponto de referência da enologia australiana).
Depois de reparar que entre os primeiros 10 lugares, 3 são ocupados por mulheres, quem disse quem mulher não entende de vinho?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário