Começamos o 2018 falando de um dos meus vinhos preferidos: o Nero d'Avola
HISTÓRIA
Esta uva autóctone da Sicília é uma das mais conhecidas e seu vinho, de grande intensidade e personalidade, é entre os mais requisitados, mesmo a nível internacional.
O primeiro povo a introduzir a videira na Sicília foram os fenícios mas somente na época da dominação grega se começa o verdadeiro cultivo adotando técnicas até hoje utilizadas na agricultura. Obvio que o clima da região mais conhecida como "terra do sol" teve um papel fundamental para o desenvolvimento desta uva capaz de produzir vinhos únicos e de grande expressividade.
CURIOSIDADES
A palavra Nero d'Avola é oriunda do antigo dialeto siciliano "calaurisi" que é a junção de duas palavras: "calea", que quer dizer uva e "aulisi", que significa de Avola, uma pequena cidade perto de Siracusa, no sul oeste da ilha. Existem vários sinônimos para esta uva, como "Calabrese d'Avola" ou "Calabrese dolce"; alguns acham que a palavra calabrese foi a tradução errada para o italiano de "calaurisi", outros pensam que a associação a palavra calabarese possa ter motivações comerciais já que os franceses, principal mercado de exportação dos vinhos da Sícília no século XIX, apreciavam mais os vinhos da Calabria.
CARACTERÍSTICAS
È uma uva de bago escuro com cacho de tamanho médio que proporciona vinhos encorpados e de baixa acidez de cor intensa vermelho rubi com reflexos roxos que tendem ao grená com o envelhecimento. No nariz as características aromáticas essenciais são os perfumes de fruta como framboesa, cereja e groselha e dependendo das áreas de cultivo se evidenciam também notas de especiarias e quando afinado em madeira se destacam os aromas de chocolate, tabaco e café.
Esta uva, antes principalmente utilizadas para "corte", se vinifica sempre mais em pureza onde já conquistou o paladar de muitos apreciadores ao redor do mundo (o meu já foi conquistado à alguns anos), ou em blend com outras uvas mais leves da Sicília para agregar corpo e equilíbrio, como no caso dos Merlot e Syrah.
Depois de tanto falar, só resta degustar este magnifico vinho da amada Sicília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário