Como acontece a cada terceira quinta feira de Novembro de todo ano, no último dia 16 foi oficialmente apresentado o Beaujolais Nouveau 2017.
Este vinho "novello" (jovem) da França, produzido de uvas Gamay e com o método de vinificação da maceração carbónica, da região de Beaujolais (perto de Lyon), ganhou muita fama no meado dos anos 80 quando, devido ao aumento da demanda, foi aumentado o volume de produção em detrimento da qualidade como explica Dominique Piron, Presidente da associação do beaujolais.
Os preços caíram 62% desde 2004 assim como a qualidade dos produtos e por isso que muitos consumidores deixaram de consumir este vinho.
O grande sucesso do beaujolais nouveau deve-se, principalmente, as grandes campanhas de marketing desenvolvidas pelo Governo Francês que, todo ano, permite que o vinho seja distribuído ao mesmo tempo em todos os cantos do mundo onde existem consulados e embaixadas da França.
Pessoalmente acho que este vinho, como todos os outros "novello" da Europa, são muito interessantes para quem quer consumir um vinho tinto, fresco, de corpo médio/fraco, quase áspero, bastante frutado e perfumado, porém, a vida útil deste tipo de produto é muito curta (é difícil que passe dos 9 meses/1 ano).
Muito gostoso, leve e frutado!
ResponderExcluirTive a chance de provar, exatamente na data do lançamento a 18 anos atras. As ruas de Paris ficam tomadas de gente, comemorando e bebendo o vinho, uma festa!
Olá Marcia
ResponderExcluirefetivamente é um vinho bom, muito frutado e leve, porém deve ser bebido jovem, como todos os vinhos "novello". Por isso o melhor modo de desfrutar deste produto único é consumi-lo na região de produção e logo após a comercialização