O binômio pizza e cerveja parece estar chegando ao fim depois de muitos anos de "atividade". Pelo menos é quanto escreve o Wall Street Journal em uma recente pesquisa, e é meu pessoal pensamento de quase leigo a muito tempo sobre o tema, não fosse pelo fato, mas isso sou eu que falo, que a cerveja, gaseificada, estufa o estômago e por isso não permite degustar por completo o sabor da pizza.
Mas voltando a quanto escreve a jornalista Lettie Teague, que talvez entende mais do que eu sobre o assunto, pelo menos em relação as pizzas, o que melhor acompanha o prato italiano mais conhecido no mundo é, sem sobra de dúvida, o vinho.
Para a clássica pizza napolitana o acompanhamento perfeito, inclusive da mesma região, seria um Lacryma Christi del Vesuvio, vinho branco da região da Campania, ou para quem quer algo de mais sofisticado, um Nebbiolo Langhe, vinho tinto do Piemonte que com seus aromas de frutas vermelhas e diversos graus de acidez pode ser uma alternativa mais cativante.
Para a tradicional pizza margherita (escrita à italiana) se aconselha um vinho produzido com uvas Sangiovese, que é considerado um coringa para as harmonizações.
Já para a pizza linguiça e cogumelos o vinho ideal seria um branco do Piemonte tipo Gavi que.
Em geral podemos afirmar que o vinho e a pizza formam um par quase perfeito, sem esquecer que, se não queremos errar na harmonização, independente do tipo de pizza, podemos pedir tranquilamente um bom Montepulciano d'Abruzzo...
Bom apetite e cin cin
Nenhum comentário:
Postar um comentário