Franciacorta é uma área localizada na região da Lombardia, de 2.800 hectares, delimitada pela cidade de Brescia e o lago de Iseo, que inclui 19 comuni (distritos) da área, com 116 cantinas associadas.
Não se sabe com certeza a origem do nome Franciacorta: alguns escrevem que Carlo Magno, enquanto passava com seu exercito pela terras da região para combater os Longobardos, ficou tão maravilhado das belezas que a comparou a uma pequena França, já outros dizem que o nome deriva do fato que naquela área delimitada vigorava uma zona franca de livre comércio. O que sabemos com certeza é que hoje esta micro região produz os melhores espumantes italianos método clássico, que por muitos sommelier e enólogos são qualitativamente iguais ou melhores a muitos Champanhes franceses.
O Consorcio Fanciacorta nasce no 5 de Março de 1990, e em 1995 a qualidade dos espumantes produzidos é oficialmente reconhecida com a obtenção da denominação DOCG.
Dos 2.800 hectares, 82% são plantados para o Chardonnay, 14% para o Pinot Noir e 4% para o Pinot Branco.
Atualmente existem 5 tipos diferentes de produtos:
- Franciacorta (Chradonnay e/ou Pinot Noir com possibilidade de utilizar Pinot Branco até o máximo de 50%);
- Franciacorta Satin (Chardonnay e Pinot Branco até o máximo de 50%);
- Franciacorta Rosè (Pinot Noire - mínimo 25%, Chardonnay e Pinot Branco - máximo 50%);
- Franciacorta Millesimato (quando o vinho é obtido a partir de uma única safra (mínimo 85%). Ante de ser comercializado devem passar 37 meses a partir da vindima;
- Franciacorta Riserva: são millesimati que para exprimir as melhores notas olfativas e degustativas devem permanecer, pelo menos, 5 anos em contato com as leveduras durante a fase de afinamento em garrafa.
Em 2015 foram comercializadas 16,5 milhões de garrafas, cuja 1,5 milhões para exportação.
No Brasil encontram-se algum importadores que oferecem estes néctares por, aproximadamente, R$ 315,00 ou na Itália estão sendo comercializado entre 18 e 24 Euros.
Para quem quer ter uma experiência única, recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário