segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Produção de vinho na Itália em 2017 - Previsões

A última previsão elaborada pela ISMEA (Instituto de Serviços para o Mercado Agrícola Alimentar) no começo de Agosto estima que este ano a produção de vinho na Itália, pelo segundo ano consecutivo, seja maior que 50 mil hectolitros.
A vindima está começando e algumas regiões, como a Sicília e a Sardegna, conseguiram autorizações especiais para começa-la de forma antecipada devido à seca que atingiu os vinhedos na Itália. Além da seca o grande frio do inverno passado e as geadas da primavera italiana contribuíram para deixar as perspectivas sobre a qualidade do vinho bastante nebulosas, e só após a primeira semana de Setembro se terá um quadro mais completo sobre a qualidade e quantidade da produção, apesar das perspectivas de uma diminuição da quantidade produzida entre 5 e 10%.
Do lado dos preços os primeiros dados mostram uma diminuição dos preços médios de produção de aproximadamente 4% resultante da combinação dos resultados dos vários segmentos que registraram tendências não homogêneas: os preços médios dos vinhos comuns cresceram menos que 1% enquanto os tintos tiveram uma retração de 5%, já os do IGTs, os DOCs e DOCGs acumularam uma diminuição de 8% e  3% respectivamente.
Vamos esperar até Setembro para ver como o mercado italiano do vinho se comportará em termos de quantidades e preços reais quanto a safra deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário