Paginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

VALPOLICELLA, UM TERRITÓRIO EM EQUILÍBRIO ENTRE DEMANDA E MERCADO

Mês passado foi apresentado no palazzo Ferro Fini de Venezia, sede do Conselho regional do Veneto, o " Relatório anual Valpolicella 2025" dossiê socio economico elaborado pelo Consorcio de produtores da Valpolicella onde se evidencia que, apesar do mercado do vinho em geral, e especialmente o dos tintos, não estar passando por um período de prosperidade, algumas denominações e territórios estão vivendo uma época de relativa estabilidade. È o caso do Valpolicella, um dos territórios mais prestigiosos no panorama vitivinicola italiano, cujo faturamento anual fica muito próximo aos 600 milhões de Euros/ano com uma superfície plantada praticamente estável (8.621 ha) distribuídos entre 19 comunas da província de Verona e uma produção entre Valpolicella e Valpolicella Ripasso Doc, Amarone e Recioto della Valpolicella Docg de mais de 59 milhões de garrafas em 2024 (-3% em comparação ao ano anterior). Está aumentando a superfície plantada "green" que, com quase 3.600 ha., representa mais do 41% de todo o território produtivo.

O equilíbrio entre demanda e oferta com as consequentes medidas de contenção implementadas pelo orgão de tutela (Consorzio) está ditando as regras não escritas no território mais importante de produção de vinhos tintos do Veneto que, no ano passado, viu as garrafas de Amarone caírem a 13,9 milhões, com uma diminuição de -2,2% em comparação ao 2023. Um número que está bem longe do recorde de produção do ano 2019 (quase 19 milhões de garrafas), mas que está alinhado a atual realidade do mercado. A Doc Valpolicella Ripasso também está em contração, apesar das mais de 18 milhões de garrafas produzidas em 2024 (8% em comparação ao 2023). A única denominação do território que registra um aumento da produção é a Valpolicella Doc, que graças a própria versatilidade de consumo em todas as estações do ano e as inúmeras possibilidades de harmonização, registrou um aumento de 5% em comparação ao 2023 (aproximadamente 17 milhões de garrafas).

"Conscientização e planejamento são as palavras chaves que definem o escopo de atuação do Consorzio em um contexto de desafios crescentes" afirmou o Presidente Christian Marchesini. "Temos a responsabilidade de preservar ao máximo a saúde financeira das empresas e da denominação, que gera um faturamento de 600 milhões de Euros. O relatório anual nos mostra que o caminho trilhado pela organização nos últimos anos, que combina pragmatismo, visão e novos projetos de divulgação, tanto no mercado nacional quanto internacional, é o caminho capaz de resistir e enfrentar a atual crise do setor".

O Relatório evidencia que em 2024 os vinhos da Valpolicella foram comercializados em 87 países representando o 60% da produção total. Na área promocional e de divulgação o Consorzio organizou 40 eventos em 18 Países. Além dos seus mercados históricos (EUA, canada, Norte da Europa, Alemanha, Reino Unido e China) o Consorzio intensificou seus esforços no Japão, Vietnã e Singapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário