segunda-feira, 6 de março de 2023

NOVO RECORDE DAS EXPORTAÇÕES DE VINHOS ITALIANOS

2022 fecha com as exportações italianas que batem um novo recorde, superando o volume de 8 bilhões de Euros. Enquanto se espera a publicação dos dados oficiais, dos Consórcios de produção das principais denominações chegam sinais promissores sobre a evolução das exportações.

 Iniciando dos tintos mais prestigiosos o Brunello di Montalcino fechou 2022 com +18% em valor, mas muito bem também se posicionaram o Chianti Classico (+17%), o Barolo com cotações relativas a safra 2018 que chegam perto dos 950 Euro por hectolitro e o Amarone della Valpolicella com um trend EXW de 360 milhões de Euros. Já entre os brancos e os espumantes a DOC delle Venezie se confirma o alicerce do sistema Pinot Grigio, com um aumento de 10% dos faturamentos em 2022, enquanto o Franciacorta confirma a própria predisposição no mercado interno que absorveu o 85% do produto comercializado.

Mas quem rouba a cena não só entre os espumantes mas, em geral, no panorama dos vinhos italianos é o Prosecco DOC, que registra no ano passado um aumento dos volumes produzidos de 1,8% e um aumento mais que proporcional dos valores (+11,5%) registrando um volume de 638,5 milhões de garrafas comercializadas por um business de mais de 3 bilhões de Euros.