Os dados recém publicados pelo Instituto de Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) evidenciam um cenário estrutural negativo com tendencia de queda de volume ao longo dos anos (-7,85).
Enquanto as vendas em volume do vinho do Porto estão em queda ao ritmo de 1,5% ao ano, conforme gráfico abaixo:
em valor a situação é diferente, com vendas que aumentaram 1,5% em termos gerais com o maior aumento das vendas registrado no mercado interno, com um trend de crescimento de 6-7%, conforme abaixo:
Em 2017 o valor de todas as vendas de vinho do Porto alcançaram 378 milhões de Euros com um aumento de 1% em comparação ao ano anterior, enquanto os dados expressos em volume registraram uma queda de 1,8% de 2016 à 2017. As vendas no Portugal, como precedentemente mencionado, aumentaram de 2016 à 2017, em volume 1,2%, já em valor 2,7%. Do volume de vendas o Portugal representa o 19% do total (+7,2%) com um preço médio de 5,8 Euro/litro.
Os volumes das exportações ficou praticamente igual ao de 2016 em 304 milhões de Euros mas vale a pena ressaltar como as vendas externas diminuíram drasticamente de 2011 (-11,5%), passando de 705 mil hectolitros para 624 mil em 2017.
Se analisarmos os principais mercados de venda do vinho do Porto podemos facilmente verificar que a França, o mercado mais tradicional deste produto, em 2017 perdeu o primeiro lugar para o mercado interno, com uma diminuição, em volume de 3,6%. O mercado da Inglaterra, terceiro depois de França e Portugal, registra um aumento de 5% seja em valor que em volume, enquanto Bélgica e Holanda tem fluxos decrescentes já ha alguns anos.
Poucos são os sinais estruturalmente positivos para as vendas do vinho do Porto e examinando as duas tabelas abaixo podemos verificar que os grandes aumentos percentuais são registrados em países de expressividade marginal que só contribuem no total das vendas com menos de 3 milhões de Euro, como Rússia e Brasil:
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